skip to Main Content
+351 259 308 214 (Chamada para Rede Fixa Nacional) info@cosmetek.org

Semanas 18-19/2024 – Ordenada a recolha de 74 produtos cosméticos e de higiene corporal

Retirada de Mercado: Cosméticos com Butylphenyl methylpropional (Lilial) – Risco químico

Os produtos retirados (14 géis de banho, 14 tintas de cabelo, 9 perfumes, 7 eau de toilette, 3 sabonetes, 3 after-shave, 3 champôs, 2 desodorizantes, 2 sabonetes líquidos, um conjunto de desodorizante e gel de banho, um conjunto perfume e desodorizante, umas gotas de tratamento de pele, uma pomada, um creme de mãos, uma laca de cabelo, uma máscara de cabelo, um gel de cabelo, um leite de limpeza e uma máscara facial) contêm o alergénio Butylphenyl methylpropional (Lilial), que foi classificado como tóxico para a reprodução e para a saúde do feto, podendo, em alguns casos causar sensibilização cutânea, tendo sido retirados do mercado todos os produtos que contenham estes ingredientes na sua formulação.

Estes produtos não estão em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Chéquia, a Hungria, a Irlanda, a Itália e a Roménia notificaram a retirada de mercado destes produtos.

 

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosmético com Butylphenyl methylpropional (Lilial) e Metilcloroisotiazolinona (MCI) – Risco químico

O produto (gotas bronzeadoras) retirado, além de conter o alergénio Lilial, contém o conservante Metilcloroisotiazolinona (MCI), que é proibido em produtos cosméticos sem enxaguamento, pois pode provocar reações alérgicas cutâneas, queimaduras graves na pele e lesões oculares.

Este produto não está em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Itália notificou a retirada de mercado deste produto.

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosméticos com Metilcloroisotiazolinona (MCI) e Metilisotiazolinona (MI) – Risco químico

Os produtos (um creme facial e um sérum facial) contêm os conservantes Metilcloroisotiazolinona (MCI) e Metilisotiazolinona (MI), que são proibidos em produtos cosméticos sem enxaguamento, pois podem causar queimaduras graves na pele, reações alérgicas e lesões oculares.

Estes produtos não estão em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Noruega notificou a retirada de mercado deste produto.

 

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosméticos com grande concentração de Crómio, Chumbo e Antimónio – Risco químico

Os produtos (duas paletas de sombras) contêm uma concentração excessiva de Crómio, com um valor medido de 226mg/kg em peso. O Crómio é um sensibilizante cutâneo e pode provocar reações alérgicas e, até mesmo, cancro. Os produtos também contêm Antimónio, um sensibilizante da pele, com um valor medido de 120mg/kg, sendo um ingrediente proibido em produtos cosméticos.

Estes produtos não estão em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Irlanda notificou a retirada de mercado deste produto.

 

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosmético com grande concentração de Arsénio, Chumbo e Cádmio – Risco químico

O produto (pó para o corpo) contém quantidades excessivas de Arsénio, de Chumbo e Cádmio, com valores medidos até 25,5mg/kg, 105,7mg/kg e 1,22mg/kg, respetivamente. Estes compostos são prejudiciais à saúde humana, podendo causar cancro, provocar danos nos órgãos, com a exposição prolongada e repetida, afetar a fertilidade e os ossos e o desenvolvimento de crianças amamentadas ou por nascer. Além disso o produto contém alergénio como o “Linalol” e o “Salicilato de Benzilo”, que não surgem indicados na embalagem. Estes alergénios podem provocar reações alérgicas e irritação ocular, além de serem nocivos para os organismos aquáticos.

Este produto não está em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Alemanha notificou a retirada de mercado deste produto.

 

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosméticos com Octametilciclotetrasiloxano (D4) – Risco químico

Os produtos (gel de lifting de olhos e um creme à base de plantas)  contêm Octametilciclotetrasiloxano (D4), sendo um composto proibido em produtos cosméticos, além de ser muito persistente e bioacumulativo, ou seja, constitui um risco para os organismos aquáticos e para o ambiente. Além disso, pode afetar a fertilidade humana, se for ingerido ou inalado. (lituânia)

Estes produtos não estão em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Lituânia notificou a retirada de mercado deste produto.

 

 

 

 

 

Retirada de Mercado: Cosmético com as fragâncias Geraniol e Linalol em grande concentração – Risco químico

O produto (sabonete) contém as fragrâncias “Geraniol” e “Linalol”, com concentrações superiores a 100mg/kg. Uma vez que estas substâncias não estão indicadas na lista de ingredientes, os consumidores não se aperceberão da sua presença, podendo ser causadoras de reações alérgicas ou sensibilização cutânea.

Este produto não está em conformidade com o Regulamento dos Produtos Cosméticos.

A Alemanha notificou a retirada de mercado deste produto.

Back To Top